Objetivos de Ensino
Pretende-se que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos de álgebra linear e geometria analítica e adquiram técnicas de resolução de equações diferenciais lineares de modo a ter mais ferramentas para compreender, interpretar e explorar o mundo real, nomeadamente os vários problemas que terão de resolver noutras unidades curriculares.
Resultados de aprendizagem
- Resolver equações diferenciais lineares de 2a ordem de coeficientes constantes.
- Diagonalizar matrizes normais, hermíticas, anti-hermíticas e unitárias.
- Identificar cónicas e superfícies quádricas.
- Identificar grupos de matrizes e interpretar o seu significado geométrico.
- Resolver sistemas de equações diferenciais lineares.
Programa
Equações diferenciais lineares de ordem superior: Equações diferenciais lineares de 2a ordem de coficientes constantes: método do polinómio característico e método dos coeficientes indeterminados.
Valores próprios e vectores próprios de uma matriz: Matrizes semelhantes. Diagonalização de matrizes. Casos especiais de matrizes normais, hermíticas, anti-hermíticas, unitárias. Matriz mudança de base. Formas quadrática e hermítica: propriedades estacionárias dos vectores próprios; cónicas e superfícies quadráticas.
Grupos de matrizes: Grupos de matrizes e simetrias, grupo ortogonal, grupo unitário, grupo de Lorentz.
Sistemas de equações diferenciais: Espaço de fases, exponencial de uma matriz, resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.
Bibliografia
[Ap69]
T.M. Apostol, Calculus 1 & 2, John Wiley & Sons, 1969.
[La86]
S. Lang, Introduction to Linear Algebra, Springer-Verlag 1986.
[RHB06] K.F. Riley, M.P. Hobson and S.J. Bence, Mathematical Methods for Physics and Engineering, Cambridge University Press, 2006.
Metodologia de ensino
As aulas teóricas serão dedicadas à exposição e explicação dos conteúdos
e à demonstração de resultados. As aulas teórico-práticas serão dedicadas à resolução de exercícios e problemas.
A avaliação periódica será baseada na realização de testes parciais.
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Avisos
- Época especial: 4ª-feira, 2 de setembro de 2015, 10h-12h, sala 1.216.
- Consulta e prova oral: 6ª-feira, 3 de julho de 2015, 17h-18h, gab. B.4023.
- Recurso: 4ª-feira, 1 de julho de 2015, 9h30-11h30, sala 2.209.
- Consulta e prova oral: 6ª-feira, 19 de junho de 2015, 14h-15h, gab. B.4023.
- Teste 2: 4ª-feira, 17 de junho de 2015, 9h-11h, sala 2.312.
- Teste 1: 4ª-feira, 6 de maio de 2015, 9h-11h, sala 2.312.
- Atendimento: 4ª-feira, 14h-16h, gab. B.4023.
Avaliação contínua/periódica
Elementos de avaliação. Dois testes ao longo do semestre e uma prova oral complementar (não obrigatória).
Calendário estimado dos testes.
- Teste 1: 24 de abril de 2015.
- Teste 2: 17 de junho de 2015.
Classificação. A nota final é
N = T
onde T= (T1+ T2)/2 e Tk é a nota obtida no k-ésimo teste. Os alunos com nota não inferior a 8 valores podem optar por uma prova oral complementar. Neste caso, a nota final será
N = (T+O)/2
onde O é a nota obtida na prova oral.
Avaliação por exame final
Elementos de avaliação. Um exame escrito e uma prova oral complementar (não obrigatória).
Classificação. A nota final é
N = E
onde E é a nota obtida na prova escrita.
Os alunos com nota E não inferior a 8 valores podem optar por uma prova oral complementar. Neste caso, a nota final será
N = (E+O)/2
onde O é a nota obtida na prova oral.
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