DIA 1 - 13 MARÇO
Local: Anfiteatro da Escola de Ciências, Edifício 6, Gualtar
10:30 - 13:00 Python - Do Algoritmo à Solução
Cecília Castro (CMAT, Univ. Minho)
Workshop organizado pelo Núcleo de Estudantes NUMERUM
Resumo: Neste workshop, vamos introduzir o Python, uma linguagem de programação amplamente reconhecida pela sua simplicidade, versatilidade e eficácia. Começaremos com uma abordagem ao pensamento
computacional, direcionada à resolução lógica e estratégica de problemas. Abordaremos conceitos fundamentais como algoritmos e estruturas de decisão. Exploraremos a sintaxe do Python e aprenderemos a utilizar
algumas das suas bibliotecas mais conhecidas. A sessão incluirá exercícios práticos, proporcionando aos participantes uma experiência de aprendizagem interativa. Este workshop é ideal para aqueles que desejam obter
uma compreensão inicial de uma das linguagens de programação mais populares e acessíveis do momento.
11:30 - 12:00 Pausa para café
13:00 - 14:00 Almoço
14:00 - 14:55 Problemas Potencialmente Perigosos
António Machiavelo (CMUP, Univ. Porto)
Resumo: Na sua grande maioria, os problemas com que lidam os matemáticos na sua tarefa quotidiana de investigar as regularidades mais subtis do universo, têm por detrás todo um contexto que os torna difíceis
de descrever a um não-iniciado. Há, porém, alguns problemas especiais que são fáceis de enunciar, mas cuja solução tem iludido os esforços de alguns dos trabalhadores mais destacados desta arte multimilenar.
São, por isso, problemas com um fascínio especial.
Daremos alguns exemplos desses mistérios tantalizadores, não sem antes deixar bem claro os riscos em que incorre quem assistir a esta palestra: algumas das
conjeturas de que falaremos são mais tentadoras que as sereias de Homero, mais hipnóticas que o olhar da serpente Apófis da mitologia egípcia. Há exemplos documentados de dependência, viciação e mesmo obsessão
crónica causados por estes problemas. Estão todos avisados! Quem assistir a esta palestra fá-lo-á por sua própria conta e risco.
14:55 - 15:05 A Matemática no Cinema
Vítor Ferreira (aluno de Lic. Mat., Univ. Minho)
15:35 - 15:45 Pausa
15:45 - 16:15 Curvas que preenchem o espaço
José Nuno Gomes (aluno de Lic. Mat., Univ. Minho)
Resumo: No século 19, Cantor mostrou que existem funções dos números reais para o plano que preenchem todo o plano. Mais ainda, existem curvas que preenchem qualquer espaço de
n-dimensões! Nesta apresentação vamos explorar algumas destas curvas, como a curva de Peano, a curva de Hilbert, e a curva de Lebesgue, que também é diferenciável em quase todos os pontos. Também vamos explorar curvas para
n-dimensões, que são consideravelmente mais difíceis de definir, mas de cuja existência já se sabia desde que Cantor demonstrou, para espanto da comunidade matemática da altura, que a linha real é isomorfa a qualquer espaço
n-dimensional. Estas curvas também possuem dimensões fractais, que são extensões da definição de dimensão que permitem dimensões não inteiras
16:15 - 16:25 O Humor na Matemática
16:25 - 17:20 SET® Um Jogo Não Matemático Matematicamente Interessante
Paula Mendes Martins (DMAT, Univ. Minho)
Resumo: O jogo de cartas SET® foi inventado pela geneticista Marsha Falco em 1974. Ao desenvolver um estudo sobre epilepsia em cães pastores-alemães, representou dados genéticos dos
cães desenhando símbolos em cartões, para depois procurar padrões nos dados. Com uma patente registada em 1988, o jogo começou a ser comercializado pela Set Enterprises em 1991. O jogo SET® é constituído por um baralho de
81 cartas distintas. Cada carta tem quatro características (símbolo, cor, número e preenchimento) que variam, cada uma delas, de três modos distintos. O objetivo do jogo é identificar um SET de 3 cartas entre as 12 cartas
aleatórias colocadas sobre a mesa. Um SET consiste em 3 cartas cujas características, avaliadas individualmente, são iguais ou diferentes em todas elas. É, sobretudo, um jogo de concentração. Sendo um sucesso comercial desde
o seu lançamento, o jogo começou a despertar o interesse em alguns matemáticos, mesmo tratando-se de um jogo não matemático (pois existe fator sorte). Nesta palestra iremos abordar alguns pontos de interesse matemático
deste jogo tão viciante
17:20 Café
09:20 - 09:30 Abertura
09:30 - 10:30 Apresentação dos doutoramentos e mestrados do DMAT
Ana Jacinta Soares, Lucile Vandembroucq, Maria Piedade Ramos, Fernanda Costa, A. Manuela Gonçalves - CMAT, Univ. Minho
10:30 - 10:50 Apresentação das oportunidades de bolsas no CMAT
Pedro Patricio - Diretor do CMAT, Univ. Minho
10:50 - 11:20 Pausa para café
11:20 - 12:10 A Matemática no Contexto Empresarial
11:20 - 11:45 Modelação matemática em projetos colaborativos de inovação
Emanuel Gouveia - Coordenador do Grupo de Data Science e
Machine Learning no DTx - Digital Transformation CoLAB
Vasco André Cordeiro - DMSI - Departamento de Metodologia e Sistemas de
Informação (INE)
12:10 - 13:00 Investigação em Matemática: testemunhos de alunos de mestrado/doutoramento
12:10 - 12:20 Machine learning applied to the quantum circuit layout problem
André Mendes - Mestrado em Matemática e Computação
12:20 - 12:30 MC Sonae Insights: Compreender dinâmicas de abandono no contexto do retalho
Carlos Sousa - Business Analyst - Promo Analytics - SONAE
Antigo aluno do Mestrado em Estatística para Ciências de Dados
12:30 - 12:40 Terminei a licenciatura. E agora?
Filipa Mendes - Doutoramento em Matemática
12:40 - 12:50 Gait Dynamics Analysis with Topological Data Analysis and Neural Networks
Jhonathan Barrios - Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada
12:50 - 13:00 Mathematical models for autoimmunity
Kamilia Azib - Doutoramento em Matemática
13:00 - 14:00 Almoço
14:00 - 20:00 Escape Rooms - Cubos Esféricos e Números para Todos