Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos (opção)
Os projectos educativos no contexto da democracia e da autonomia nas escolas. Os projectos educativos e a acção transformadora em contextos pedagógicos e formativos. A metodologia participativa como base de projectos sociais e educacionais. Etapas a considerar: concepção, planeamento e gestão de projectos em educação. As funções de direcção e de gestão. As funções da gestão de um projecto: intervenção, mobilização de energias, integração social, dinamização da equipa do projecto. Os actores do projecto: compromisso, inter-relacionamento e integração de práticas. A avaliação de projecto em educação: supervisão, métodos e técnicas de avaliação de projectos, funções e efeitos da avaliação, elaboração do relatório de avaliação do projecto.

Desenvolvimento Curricular
Conceptualização do campo curricular: a teoria e o desenvolvimento curricular no âmbito das Ciências da Educação; a teoria e o desenvolvimento curricular no quadro do desenvolvimento profissional docente; a teorização curricular. O processo de desenvolvimento curricular: o processo de desenvolvimento curricular como espaço de desenvolvimento profissional e de ensino-aprendizagem; processo e práticas de decisão, de intervenção e de inovação curricular. Políticas e práticas curriculares: organização curricular (princípios e modelos); estrutura do sistema curricular português. Construção e avaliação do projecto curricular: autonomia e projecto como vectores de mudança em educação; noção de projecto curricular; elementos estruturantes para a elaboração e avaliação de projectos curriculares.

Educação Multimédia (opção)
Comunicação multimédia educativa. Teorias de aprendizagem dos multimédia. Documentos educativos multimédia (CD-ROM; Web e realidade virtual). Integração curricular dos multimédia; Comunidades de aprendizagem na Web. Questões éticas na utilização e exploração dos multimédia.

Ética e Deontologia do Professor (opção)
Moralidade e teoria ética. Teorias éticas. Princípios éticos e deontologia docente. Papel e função do professor. Ideais, virtudes, integridade e responsabilidade.

Fundamentos Filosóficos da Educação (opção)
Filosofia e Filosofia da Educação. Problemática geral da Filosofia da Educação. Análise filosófica da linguagem educacional. Epistemologia dos conhecimentos sobre educação. Fundamentos antropológicos, éticos, sociológicos e sócio-políticos da educação. Teologia Educacional.

História da Educação e do Ensino (opção)
Análise histórica das práticas e ideais educativos. Análise sócio-histórica da estruturação da instituição escolar. Análise dos processos de escolarização. Abordagem das práticas de ensino e das rotinas pedagógicas. Abordagem da génese e consolidação da profissionalidade docente.

Iniciação à Prática Profissional: Ambientes Multimédia de Aprendizagem
Análise de ambientes multimédia. Componentes do design pedagógico de ambientes interactivo. Tipos de estrutura do conhecimento e implicações na interactividade. Produção de documentos multimédia; avaliação de documentos e de ambientes multimédia.

Iniciação à Prática Profissional: Direcção de Turma e Coordenação Educativa
Introdução às estruturas e processos de gestão pedagógica intermédia. Coordenação de directores de turma e coordenação de ano. Práticas de direcção de turma: caracterização socioeconómica da turma, coordenação de processos eleitorais, liderança de reuniões, controlo da assiduidade dos alunos e outros procedimentos administrativos, relações com pais e encarregados de educação, coordenação da avaliação pedagógica, gestão de processos disciplinares, acções de coordenação educativa (actividades extra-curriculares, interacção com alunos e professores da turma, gestão de conflitos, etc.).

Iniciação à Prática Profissional: Observação e Análise de Aulas
Observação de aulas: fins e modalidades. Objectos de observação e análise: finalidades da aula; conteúdos; metodologias; materiais didácticos; linguagem. Instrumentos de observação e análise.

Iniciação à Prática Profissional: Psicologia e Comunicação Interpessoal na Sala de Aula
A comunicação na sala de aula: aspectos verbais e não-verbais da comunicação interpessoal. A importância da comunicação interpessoal para a aprendizagem. as competências de comunicação na gestão preventiva da sala de aula4.características da sala de aula. As fases da aula. o primeiro dia de aula e a importância das regras. Estilos de liderança da sala de aula. O professor eficaz.

Metodologia do Ensino da Matemática
O currículo de Matemática: natureza da Matemática; finalidades do ensino da Matemática; evolução curricular e tendências actuais; a resolução de problemas e as actividades de investigação; a tecnologia e os materiais manipuláveis no ensino da Matemática. A aula de Matemática: natureza das actividades de aprendizagem; avaliação da aprendizagem; planificação no ensino da Matemática; comunicação/discurso. Didáctica dos números, da álgebra e das funções, da geometria, e da estatística e probabilidades.

Organização e Administração Escolar
Ensino e investigação em administração educacional. Estatuto da carreira docente e formação em administração educacional. Organização do sistema educativo: centralização vs descentralização. Modelos de análise da organização escolar. Democracia e participação: gestão democrática. Propostas de reforma: a Lei de Bases e os trabalhos da C.R.S.E. . Autonomia das escolas: princípios, órgãos e contratos de autonomia. Agrupamento de escolas. Autonomia, democracia e participação.

Pedagogias e Práticas Docentes (opção)
Roteiro das principais questões que desafiam a profissão docente. Sentidos de docência e de profissionalização. Complexidade da profissão docente. Construção de uma profissionalidade docente humanista, holista e crítica.

Psicologia da Adolescência e Desenvolvimento Pessoal (opção)
Puberdade e Adolescência. Dimensões do desenvolvimento psicológico: identidade, cognitivo, social, moral, vocacional. Variáveis socio-culturais e desenvolvimento: classe social, género, etnia/"raça". Desenvolvimento psicológico como construção social.

Psicologia da Motivação e Estratégias de Aprendizagem (opção)
Dimensões psicológicas da aprendizagem: sócio-cognitivas e sócio-motivacionais. Habilidade e estilos cognitivos. Dimensões do self: auto-conceito, auto-eficácia e auto-estima. Auto-regulação e estratégias de aprendizagem. Aprendizagem, avaliação e rendimento.

Psicologia e Desenvolvimento Pessoal dos Professores (opção)
Exploração e clarificação do conceito de "Desenvolvimento pessoal". Desenvolvimento do auto-conhecimento. O desenvolvimento do pensamento e da prática reflexiva. O desenvolvimento da expertise profissional. A construção de histórias e a cultura e partilha profissional: Desenvolvimento narrativo do professor.

Psicologia e Educação Vocacional (opção)
Ensino-aprendizagem e desenvolvimento vocacional. O desenvolvimento vocacional de grupos específicos de alunos. Comunidades educativas promotoras do desenvolvimento vocacional. Fundamentos e métodos de educação vocacional em contexto escolar e de sala de aula.

Psicologia e Necessidades Educativas Especiais (opção)
Conceito e tipologia de necessidades educativas especiais. Respostas segregacionistas, integradoras e inclusivas. Deficiências estruturais, instrumentais e culturais na aprendizagem. Individualização do ensino-aprendizagem: flexibilização curricular. Programas compensatórios e de enriquecimento para grupos específicos de alunos.

Seminário em Educação I
Temas actuais de Educação Matemática. A investigação no Ensino e Aprendizagem da Matemática. Análise de experiências de inovação em Ensino da Matemática.

Seminário em Educação II
Análise de contextos e práticas pedagógicas. Construção e análise de projectos curriculares. Selecção e exploração de recursos educativos.

Sociologia da Educação e Profissão Docente (opção)
A sociologia da educação, as ciências da educação e a formação de professores; a evolução das problemáticas teóricas e de investigação em Sociologia da Educação em Portugal; O Estado e as políticas educativas; A educação escolar e as mutações sociais e económicas (escola, trabalho e mercado de trabalho; a sociedade da informação e da aprendizagem); intermulticulturalidade e género em educação; a sala de aula e os processos sociais: tensões e conflitos; a profissão docente e o professor como profissional (evolução da profissão docente em Portugal, perspectivas sociológicas sobre a profissão docente, autonomia profissional e deontologia profissional, desafios e dilemas da prática profissional, modelos de responsabilização profissional e relação com os diferentes actores educativos).

Tecnologia e Comunicação Educacional (opção)
Desafios da Sociedade de Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação nas reformas educativas. Natureza e formas da comunicação educacional. Concepção e exploração de documentos pedagógicos mediatizados. Integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação. Questões éticas na utilização e exploração das Tecnologias de Informação. Perspectivas de evolução futura dos ambientes de aprendizagem multimédia.

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