Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos (opção)
Os projectos educativos no contexto da democracia e da autonomia
nas escolas. Os projectos educativos e a acção
transformadora em contextos pedagógicos e formativos. A
metodologia participativa como base de projectos sociais e
educacionais. Etapas a considerar: concepção, planeamento
e gestão de projectos em educação. As funções
de direcção e de gestão. As funções da
gestão de um projecto: intervenção,
mobilização de energias, integração social,
dinamização da equipa do projecto. Os actores do projecto:
compromisso, inter-relacionamento e integração de
práticas. A avaliação de projecto em educação:
supervisão, métodos e técnicas de avaliação de
projectos, funções e efeitos da avaliação,
elaboração do relatório de avaliação do projecto.
Desenvolvimento Curricular
Conceptualização do campo curricular: a teoria e o
desenvolvimento curricular no âmbito das Ciências da
Educação; a teoria e o desenvolvimento curricular no
quadro do desenvolvimento profissional docente; a
teorização curricular. O processo de desenvolvimento
curricular: o processo de desenvolvimento curricular como
espaço de desenvolvimento profissional e de
ensino-aprendizagem; processo e práticas de decisão, de
intervenção e de inovação curricular.
Políticas e práticas curriculares: organização
curricular (princípios e modelos); estrutura do sistema
curricular português. Construção e avaliação
do projecto curricular: autonomia e projecto como vectores de
mudança em educação; noção de projecto
curricular; elementos estruturantes para a elaboração e
avaliação de projectos
curriculares.
Educação Multimédia (opção)
Comunicação multimédia educativa. Teorias de
aprendizagem dos multimédia. Documentos educativos
multimédia (CD-ROM; Web e realidade virtual).
Integração curricular dos multimédia; Comunidades de
aprendizagem na Web. Questões éticas na utilização
e exploração dos multimédia.
Ética e Deontologia do Professor (opção)
Moralidade e teoria ética. Teorias éticas. Princípios éticos e
deontologia docente. Papel e função do professor. Ideais,
virtudes, integridade e responsabilidade.
Fundamentos Filosóficos da Educação (opção)
Filosofia e Filosofia da Educação. Problemática geral
da Filosofia da Educação. Análise filosófica da
linguagem educacional. Epistemologia dos conhecimentos sobre
educação. Fundamentos antropológicos, éticos,
sociológicos e sócio-políticos da
educação. Teologia Educacional.
História da Educação e do Ensino (opção)
Análise histórica das práticas e ideais educativos.
Análise sócio-histórica da estruturação da
instituição escolar. Análise dos processos de
escolarização. Abordagem das práticas de ensino e das
rotinas pedagógicas. Abordagem da génese e
consolidação da
profissionalidade docente.
Iniciação à Prática Profissional: Ambientes
Multimédia de Aprendizagem
Análise de ambientes multimédia. Componentes do design
pedagógico de ambientes interactivo. Tipos de estrutura do
conhecimento e implicações na interactividade.
Produção de documentos multimédia;
avaliação de documentos e de ambientes multimédia.
Iniciação à Prática Profissional: Direcção de Turma e Coordenação Educativa
Introdução às estruturas e processos de gestão pedagógica
intermédia. Coordenação de directores de turma e
coordenação de ano. Práticas de direcção de
turma: caracterização socioeconómica da turma,
coordenação de processos eleitorais, liderança de
reuniões, controlo da assiduidade dos alunos e outros
procedimentos administrativos, relações com pais e
encarregados de educação, coordenação da
avaliação pedagógica, gestão de processos
disciplinares, acções de coordenação educativa
(actividades extra-curriculares, interacção com alunos e
professores da turma,
gestão de conflitos, etc.).
Iniciação à Prática Profissional:
Observação e Análise de Aulas
Observação de
aulas: fins e modalidades. Objectos de observação e
análise: finalidades da aula; conteúdos; metodologias;
materiais didácticos; linguagem. Instrumentos de
observação e análise.
Iniciação à Prática Profissional: Psicologia e
Comunicação Interpessoal na Sala de Aula
A comunicação na sala de aula: aspectos verbais e
não-verbais da comunicação interpessoal. A
importância da comunicação interpessoal para a
aprendizagem. as competências de comunicação na
gestão preventiva da sala de aula4.características da
sala de aula. As fases da aula. o primeiro dia de aula e a
importância das regras. Estilos de liderança da sala de
aula. O professor
eficaz.
Metodologia do Ensino da Matemática
O currículo de Matemática: natureza da Matemática;
finalidades do ensino da Matemática; evolução
curricular e tendências actuais; a resolução de
problemas e as actividades de investigação; a tecnologia e
os materiais manipuláveis no ensino da Matemática. A aula
de Matemática: natureza das actividades de aprendizagem;
avaliação da aprendizagem; planificação no ensino
da Matemática; comunicação/discurso. Didáctica dos
números, da álgebra e das
funções, da geometria, e da estatística e probabilidades.
Organização e Administração Escolar
Ensino e
investigação em administração educacional.
Estatuto da carreira docente e formação em
administração educacional. Organização do sistema
educativo: centralização vs descentralização.
Modelos de análise da organização escolar. Democracia
e participação: gestão democrática. Propostas de
reforma: a Lei de Bases e os trabalhos da C.R.S.E. . Autonomia das
escolas: princípios, órgãos e contratos de autonomia.
Agrupamento de escolas. Autonomia,
democracia e participação.
Pedagogias e Práticas Docentes (opção)
Roteiro das principais questões que desafiam a profissão
docente. Sentidos de docência e de profissionalização.
Complexidade da profissão docente. Construção de uma
profissionalidade docente
humanista, holista e crítica.
Psicologia da Adolescência e Desenvolvimento
Pessoal (opção)
Puberdade e Adolescência. Dimensões do desenvolvimento
psicológico: identidade, cognitivo, social, moral, vocacional.
Variáveis socio-culturais e desenvolvimento: classe social,
género, etnia/"raça". Desenvolvimento psicológico como
construção social.
Psicologia da Motivação e Estratégias de
Aprendizagem (opção)
Dimensões psicológicas da aprendizagem:
sócio-cognitivas e sócio-motivacionais. Habilidade e
estilos cognitivos. Dimensões do self: auto-conceito,
auto-eficácia e auto-estima. Auto-regulação e
estratégias de aprendizagem.
Aprendizagem, avaliação e rendimento.
Psicologia e Desenvolvimento Pessoal dos
Professores (opção)
Exploração e clarificação do conceito de
"Desenvolvimento pessoal". Desenvolvimento do auto-conhecimento. O
desenvolvimento do pensamento e da prática reflexiva. O
desenvolvimento da expertise profissional. A construção de
histórias e a cultura e partilha profissional: Desenvolvimento
narrativo do professor.
Psicologia e Educação Vocacional (opção)
Ensino-aprendizagem e desenvolvimento vocacional. O
desenvolvimento vocacional de grupos específicos de alunos.
Comunidades educativas promotoras do desenvolvimento vocacional.
Fundamentos e métodos de educação vocacional em
contexto escolar e
de sala de aula.
Psicologia e Necessidades Educativas Especiais (opção)
Conceito e tipologia de necessidades educativas especiais.
Respostas segregacionistas, integradoras e inclusivas.
Deficiências estruturais, instrumentais e culturais na
aprendizagem. Individualização do ensino-aprendizagem:
flexibilização curricular. Programas compensatórios e
de
enriquecimento para grupos específicos de alunos.
Seminário em Educação I
Temas actuais de
Educação Matemática. A investigação no Ensino
e Aprendizagem da Matemática. Análise de experiências
de inovação em Ensino da
Matemática.
Seminário em Educação II
Análise de contextos e práticas pedagógicas. Construção e análise de projectos curriculares.
Selecção e exploração de recursos educativos.
Sociologia da Educação e Profissão Docente (opção)
A sociologia da educação, as ciências da
educação e a formação de professores; a
evolução das problemáticas teóricas e de
investigação em Sociologia da Educação em
Portugal; O Estado e as políticas educativas; A
educação escolar e as mutações sociais e
económicas (escola, trabalho e mercado de trabalho; a
sociedade da informação e da aprendizagem);
intermulticulturalidade e género em educação; a sala
de aula e os processos sociais: tensões e conflitos; a
profissão docente e o professor como profissional
(evolução da profissão docente em Portugal,
perspectivas sociológicas sobre a profissão docente,
autonomia profissional e deontologia profissional, desafios e
dilemas da prática profissional, modelos de
responsabilização profissional e relação
com os diferentes actores educativos).
Tecnologia e Comunicação Educacional (opção)
Desafios da
Sociedade de Informação. Tecnologias de Informação
e Comunicação nas reformas educativas. Natureza e formas
da comunicação educacional. Concepção e
exploração de documentos pedagógicos mediatizados.
Integração curricular das Tecnologias de
Informação e Comunicação. Questões éticas
na utilização e exploração das Tecnologias de
Informação. Perspectivas de evolução futura dos
ambientes de aprendizagem multimédia.