next up previous contents
Seguinte: Bibliografia Acima: Breve introdução à teoria Anterior: Grafos eulerianos e grafos   Conteúdo

Colorações

Seja $ {\cal{G}}=({\cal{V}}_{\cal{G}},{\cal{A}}_{\cal{G}})$ um grafo. Uma coloração de $ {\cal{G}}$ é uma aplicação $ f:{\cal{V}}_{\cal{G}}\rightarrow C$ tal que $ f(v)\ne f(w)$ se $ v\leftrightarrow w$, onde $ C$ é um conjunto cujos elementos se chamam cores. Uma $ k-$coloração é uma coloração $ f$ tal que $ \char93 f({\cal{V}}_{\cal{G}})=k$. O número cromático de $ {\cal{G}}$, denotado por $ \chi({\cal{G}})$, é o menor $ k$ tal que existe uma $ k-$coloração de $ {\cal{G}}$. Por outras palavras, o número cromático de um grafo é o menor número de cores necessárias de forma a que dois vértices vizinhos tenham cores distintas. Por exemplo, um grafo bipartido com pelo menos uma aresta tem número cromático 2. Já o grafo completo $ K_n$ tem número cromático $ n$.

Teorema 8.1 (Teorema das 5 cores, P.J.Heawood, 1890)   Seja $ {\cal{G}}$ um grafo simples planar. Então $ \chi({\cal{G}})\le 5$.

Conjectura 8.2 (Conjectura das 4 cores, F.Guthrie, 1852)   O número cromático de qualquer grafo planar é não superior a 4.



Pedro Patricio 2006-05-29