Citações

"Todos nós [...] fazemos parte desta corrente de homenagem iniciada pelos amigos mais íntimos, mas de tal modo eletrizante, que fez de nós Anastacianos convictos senão apaixonados."

M.ª Fernanda Estrada (2006)

José Anastácio da Cunha: vida e obra

in José Anastácio da Cunha: O tempo, As ideias, A obra...

"... confesso dever-lhe tudo o que possa achar-se bom na minha vida. Este homem, o mais próximo da perfeição moral que eu jamais vi, ... dignou-se ser o meu mentor, o meu amigo."

D. José Maria, Morgado de Mateus, [referindo-se a José Anastácio da Cunha]

in Notícia histórica sobre a edição que dei à luz dos Lusíadas para meu fi lho

"O meu modo de ensinar era o que a minha consciência e inteligência (...) me ditavam. Expunha o objeto das proposições, a sua conexão e dependência (...). Não me demorava em ler ou repetir literalmente (como os meus companheiros costumavam) as proposições que por fáceis nem carecem de explicação, nem a admitem, só para poder empregar tempo su ficiente em indicar ao estudantes as verdadeiras difi culdades da lição (...). Porém queria que também os estudantes trabalhassem, e os obrigava a resolver problemas."

José Anastácio da Cunha

[sobre o seu próprio método de ensino]