Concurso Jovens "Iluminados"

No âmbito do Encontro “3M+1” é lançado o concurso de criação de curtas-metragens denominado JOVENS “ILUMINADOS”, destinado a alunos do Ensino Secundário.

O principal objetivo do concurso é instruir os jovens para uma “leitura” - informada e crítica - do mundo que nos rodeia.

Os participantes devem elaborar uma curta-metragem inovadora (e o respetivo cartaz de divulgação) sobre o lema José Anastácio da Cunha – O Tempo, as Ideias, a Obra…

Em articulação com o concurso, decorrerão 10 Workshops - Oficinas de Sabedoria - versando as seguintes áreas: Arquitetura, Artilharia/Balística, Ciências da Computação, Filosofia, História, História da Matemática, Literatura, Música, Química e Sistemas de Informação. Com estes Workshops, no dia 12 de Outubro de 2017, pretende-se aprofundar a discussão e simultaneamente, estimular, entusiasmar e inspirar os participantes do concurso.

NOTA: Tendo em consideração várias solicitações dirigidas à Organização, decidiu-se que a frequência das Oficinas de Sabedoria não vincula uma participação no Concurso de curtas-metragens.

3M+1: Encontro de História da Matemática, da Música e Militar

Aceda a todas as informações

sobre o Encontro de História da Matemática, da Música e Militar (3M+1) e
sobre o Concurso de Curtas Jovens "Iluminados" e as Oficinas de Sabedoria.

MAT2 no 7.º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática

Decorreu em Óbidos, entre 15 e 19 de outubro de 2014, o 7.º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática.

Neste evento de excelência (onde se comemorou em particular o Centenário do nascimento de José Sebastião e Silva), houve também lugar a apresentações sobre as matemáticas setecentistas em Portugal.

Informações adicionais na página do encontro em:

Jornadas Anastacianas de Valença, 12 de junho de 2014

Decorreram, no passado dia 12 de junho de 2014, no Arquivo Municipal de Valença, as Jornadas Anastacianas de Valença: as “primeiras”, reiterou Jorge Salgueiro Mendes, Presidente do Município.

Os ecos locais do evento foram noticiados no periódico “O Valenciano” de 18 de junho.

Do programa, que englobou uma “conversa matutina” com estudantes, uma visita guiada à Praça Militar e uma “tertúlia vespertina” e das intervenções dos diferentes oradores, saíram reforçadas como metas para o futuro, partilhadas pela Câmara Municipal de Valença e pelo Projeto MAT2:

- Inscrever José Anastácio da Cunha como notável residente da Valença setecentista;

- Devolver Valença a José Anastácio da Cunha, continuando a estudar e divulgar o impacto que teve na sua vida a passagem pela Praça de Valença, no que ali conheceu e viveu.

Lançamento de "Anecdotas de J. A. d. C."

Teve lugar no passado dia 13 de setembro, no âmbito do Seminário MAT2 2013, pelas 19 horas, na Casa de Mateus, a apresentação do livro "Anecdotas de J. A. d. C.: reminiscências de D. José Maria de Sousa, Morgado de Mateus, sobre o mestre e amigo José Anastácio da Cunha".

Trata-se de uma publicação das Edições Húmus, com o patrocínio da Casa de Mateus, do CMAT (Centro de Matemática, Universidade do Minho), do CMUC (Centro de Matemática, Universidade de Coimbra) e do ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Universidade do Porto).

A apresentação foi conduzida pelo Professor Doutor Norberto Cunha, com intervenções pontuais de Abel Rodrigues e Maria Elfrida Ralha, bem como da Professora Doutora Maria Manuel Clementino (Diretora do CMUC e representante do Reitor da Universidade de Coimbra) e do Professor Doutor António Cunha (Reitor da Universidade do Minho).

Pág. 1 de 3