Image CMAT.png Image DDE.png


O Centro de Matemática da Universidade do Minho organiza a terceira edição do Dia das Equações, que consiste num conjunto de cinco palestras sobre Equações Diferenciais Ordinárias e Equações Diferenciais Funcionais.

O evento terá lugar no dia 10 de Setembro, no Anfiteatro da Química do Edifício da Escola de Ciências do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, com início às 11:00h e fim às 17:20h.

A organização agradece, a quem estiver interessado em participar, o envio de uma mensagem de correio electrónico, até ao dia 7 de Setembro, para jjoliveira@math.uminho.pt ou lisa@math.uminho.pt. Nessa mensagem, deverá constar o nome e a afiliação do participante, bem como a indicação se pretende participar no almoço do encontro, que decorrerá no Restaurante Panorâmico da Universidade do Minho, sujeito a reserva. A inscrição no encontro não tem custos e o almoço será pago (≈10€) pelo próprio no local.



Programa

Dia das Equações - 10 de Setembro de 2010
Anfiteatro da Química, Edifício da Escola de Ciências


Horário:

11:00 - 11:50 :: Teresa Faria

Estabilidade global para sistemas de tipo Lotka-Volterra com atraso infinito
Departamento de Matemática, Universidade de Lisboa

11:55 - 12:45 :: Luís Sanchez

Da equação do pêndulo às frentes de onda para a equação de FKPP
Departamento de Matemática, Universidade de Lisboa

ALMOÇO

14:15 - 15:05 :: Carlota Rebelo

Persistência em sistemas epidemiológicos com efeitos de sazonalidade
Departamento de Matemática, Universidade de Lisboa

15:10 - 16:00 :: Sandra Pinelas

Teoria qualitativa de sistemas às diferenças de primeira ordem
Departamento de Matemática, Universidade dos Açores

PAUSA PARA CAFÉ

16:30 - 17: 20 :: Alberto Cabada

Sub e sobre solucións na teoría das ecuacións diferenciais ordinarias
Departamento de Análise Matemática, Universidade de Santiago de Compostela



Resumos das palestras


Alberto Cabada

Sub e sobre solucións na teoría das ecuacións diferenciais ordinarias

Resumo:     O método das sub e sobre solucións é unha técnica moi coñecida que nos permite garantir a existencia de solución de diferentes tipos de problemas de contorno. Ademais, aporta información sobre a localización das solucións dadas.

En realidade, o problema de atopar unha solución para o problema considerado é substituído pola procura de dúas funcións que satisfacen determinadas desigualdades.

O obxectivo desta charla é falar de resultados recentes e clasicos relacionadas con este método, facendo especial fincapé nas ecuacións de segunda orde.


Carlota Rebelo

Persistência em sistemas epidemiológicos com efeitos de sazonalidade

Resumo:     Neste trabalho estudamos a persistência numa classe de sistemas epidemiológicos com efeitos de sazonalidade. Obtemos os nossos resultados aplicando um teorema abstracto de A. Fonda. Damos alguns exemplos de aplicação a modelos abordados recentemente na literatura (trabalho em colaboração com Alessandro Margheri e Nicolas Bacaer).


Luís Sanchez

Da equação do pêndulo às frentes de onda para a equação de FKPP

Resumo:     Equações de segunda ordem da forma

$\displaystyle u''+cu'+f(u)=0 \qquad\qquad (1)$

surgem em inúmeros modelos matemáticos ligados às ciências físicas e à biologia. É deste tipo a equação do pêndulo simples com atrito e é também a equação das frentes de onda para as ondas itinerantes da equação de Fisher-Kolmogorov-Petrovsky-Piscounov. Neste caso, o parâmetro c representa a velocidade de propagação e tem relevo especial a velocidade "crítica" (mínima).

Neste seminário, que parcialmente é um "survey" de resultados clássicos, descreveremos um método simples que reduz problemas suscitados por (1) a problemas relacionados com uma equação singular de primeira ordem. Em particular, mencionaremos caracterizações da velocidade crítica e o comportamento assintótico das correspondentes frentes de onda.


Sandra Pinelas

Teoria qualitativa de sistemas às diferenças de primeira ordem

Resumo:     Neste trabalho são apresentados vários resultados para uma classe muito geral de sistemas às diferenças. As conhecidas desigualdades de Gronwall para uma variável são aqui estendidas a sistemas de várias variáveis. Usando os métodos comparativos desenvolvidos na primeira parte podemos estabelecer várias propriedades qualitativas das soluções tais como a dependência continua da solução inicial. Para além disso estudaremos ainda resultados relativos ao comportamento assimptótico e estabilidade.


Teresa Faria

Estabilidade global para sistemas de tipo Lotka-Volterra com atraso infinito

Resumo:     Será estudada a estabilidade global assimptótica de um equilíbrio saturado não negativo $ xj = (x^*_1,\ldots,x^*_n)$ de um modelo de tipo Lotka-Volterra multi-dimensional com atraso infinito, da forma

$\displaystyle x_i'(t)=r_i(t)x_i(t)\left[\alpha_i-b_ix_i(t)-\sum_{j=1}^n l_{ij}\int_{-\infty}^0\frac{x_j(t+s)}{g(s) d\eta_{ij}(s)}\right],\quad
i=1,\ldots,n,$

onde $ \alpha_i\in\mathbb{R}$, $ b_i>0$,$ l_{ij}>0$, $ r_i(t)>0$, $ t\ge 0$ são funções contínuas positivas, $ \eta_{ij}:(-\infty,0]\longrightarrow\mathbb{R}$ são de variação limitada com variação total $ 1$ e $ g:(-\infty,0]\longrightarrow [1,+\infty)$ é contínua, não crescente e satisfaz algumas condições adicionais.

Este sistema contém termos diagonais não-retardados, correspondentes a termos de competição intra-espécies, que de alguma forma deverão controlar o efeito destabilizador do atraso. Serão dadas condições necessárias e suficientes para a estabilidade global de um equilíbrio saturado, supondo que existe, independente das funções de atraso, num sentido a ser definido de forma precisa.

Estes critérios aplicam-se ainda a sistemas de Lotka-Volterra não autónomos com um equilíbrio saturado, através do estudo das suas ''equações-limite''.

Os resultados apresentados [1] melhoram e generalizam vários critérios na literatura, nomeadamente em [2, 3].


[1] T. Faria, Stability and Extinction for Lotka-Volterra Systems with Infinite Delay, to appear in J. Dynam. Differential Equations; DOI: 10.1007/s10884-010-9166-1.

[2] T. Faria, Sharp Conditions for Global Stability of Lotka-Volterra Systems with Distributed Delays, J. Differential Equations, 246 (2009), 4391-4404.

[3] T. Faria and J. J. Oliveira, Local and global stability for Lotka-Volterra systems with distributed delays and instantaneous feedbacks, J. Differential Equations, 244 (2008), 1049-1079.